Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

5 documentários "anti-vírus"

21.04.20 | Madalena

amanhãd (1).jpg

Estamos a viver um momento especial, em que facilmente somos assombrados pelo medo. A informação à qual escolhemos expor-nos pode ter uma grande influência na forma como nos sentimos. As notícias não são inspiradoras, mas nós podemos escolher como queremos alimentar a nossa mente. Temos de procurar a inspiração para não baixarmos os braços e acreditarmos que vai realmente ficar tudo bem. 

Escolhi 5 documentários que me inspiram e me fazem questionar de forma positiva.

Partilhem também nos comentários filmes e documentários que vos façam sentir bem, por favor.

Inspiração nos tempos que correm nunca é demais.

 

Amanhã - Um novo mundo em marcha

Amanha.jpg

É um documentário francês que aborda a crise planetária que estamos a viver, mas, ao contrário de outros documentários que priorizam os problemas, este foca-se nas soluções que estão a ser colocadas em prática por todo o mundo  para o transformar num sítio bem melhor. 

O filme divide-se em capítulos: Agricultura, Energia, Economia, Democracia e Educação. Em todos eles são contadas histórias reais de um presente que está a construir um possível futuro muito mais risonho.

Foi rodado em 10 países e em cada local  somos apresentados a pessoas e a organizações que estão a mudar a sua economia, a reinventar a democracia, a recriar a educação, a fortalecer a agricultura sustentável e a investir em novas fontes de energia.

Está disponível, aqui.

 

Status Anxiety

g0TrzmN5u1jaMgiBe7NFWEM7Q6n.jpg

Porque é que o dinheiro não compra a felicidade?

Alain de Botton afirma que estamos muito mais preocupados com o nosso valor e sucesso do que estavam os nossos avós. Chama-lhe "desejo de status".

Este documentário aborda uma preocupação universal da qual raramente falamos, a preocupação sobre o que os outros pensam de nós e sobre sermos considerados bem sucedidos ou falhados. Identifica e ataca os pilares fundamentais das sociedades actuais, criadoras de multidões de pessoas infelizes, decepcionadas consigo mesmas e ansiosas com a sua posição social. 

Preocupamo-nos com isto por uma simples razão: há a tendência de sermos tratados melhor ou pior consoante o status que temos. Não é por acaso que a primeira pergunta que normalmente fazemos a alguém é: "O que é que fazes?"

Com a ajuda de filósofos, artistas e escritores este documentário examina as origens destas preocupações e ansiedades, antes de revelar caminhos através dos quais podemos ultrapassar estas questões e encontrar a felicidade. 

Podem ver o filme completo gratuitamente (publicado pelo autor), aqui:

 

Jane: A Mãe dos Chimpanzés

jane (1).jpg

Um documentário que nos fala de Jane Goodall, primatologista, e da sua vida quase inteiramente dedicada ao estudo dos chimpanzés. Com ela aprendemos que estes primatas sentem o amor a inveja e a raiva, fazem uso de alguns utensílios, praticam por vezes o canibalismo e esforçam-se por se seduzirem uns aos outros.

Ficamos a conhecer o início da carreira, as pesquisas inovadoras e o legado duradouro desta mulher incrível e inspiadora.

Disponível na Netflix Portugal

 

Going Home - Ram Dass

AAAABSkP74UXKETn-Y-H3RuxjzTOEAYfPOnF5vVbm9q0GeiT6SXh0K74pPJ8CSfpJqPj0sg3s11UcVX-2rGMLVKIP-qeeSZvuY5ALaUiPiE1ZJZJOnSVjQ5f.jpg

"We're all just walking each other home" - Ram Dass

Um encontro poético com o líder cultural e espiritual, Ram Dass, na sua casa em Maui, perto do final da sua vida (morreu em 2019).  Desde que sofreu um derrame que mudou a sua vida, há vinte anos, Ram Dass permaneceu em casa onde aprofundou a sua prática espiritual que é centrada no amor e na ideia de se fundir com o ambiente à sua volta e com todas as coisas vivas.

Neste documentário, com apenas 30 minutos, o investigador, escritor e mentor espiritual reflecte sobre o amor, sobre a vida e a morte.

Está disponível na Netflix Portugal.

 

I Am

i-am-movie-1-298820-768x576.jpg

Fala sobre a ideia que existe nos nossos dias de o materialismo ser um caminho para a felicidade e de como o pensamento positivo pode ser um caminho para a transformação.

É uma história simples sobre esperança, optimismo e mudança.

Depois de sofrer um acidente, Tom Shadyac, realizador de filmes como Ace Ventura e Liar Liar, passou por um longo período de recuperação. Enquanto viveu momentos difíceis e passou por vários tratamentos reflectiu sobre as várias coisas que estão erradas na sua vida e questionou a natureza do ser humano, o crescente materialismo e as relações humanas.

Este filme motiva-nos a pensar sobre o que está de errado no mundo e o que podemos mudar nas nossas vidas e na comunidade em que vivemos.

É um documentário inspirador para qualquer um que esteja a passar por um momento difícil e para quem procura esperança. Não procuramos todos? Ter esperança é crucial e este filme mostra que com pensamento positivo, tudo é possível.

Este filme está disponível no Vimeo em três partes. Aqui, aqui e aqui ;)

 

Se quiserem estar a par das nossas novidades, subscrevam a nossa newsletter.

 

3 comentários

Comentar post