Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Dia Mundial do Ambiente - 10 passos para uma vida mais sustentável

05.06.19 | Joana

Para celebrarmos o dia Mundial do Ambiente, sugerimos 10 passos para começar a ter uma vida mais sustentável, mais consciente e equilibrada e ficar mais conectados à Natureza. 

 

7EED9BEF-C440-45CE-BF64-1524B591218D.jpeg

Ilustração de Sara Peres

1º Passo - Arruma a tua casa e a tua vida, toma consciência de tudo o que tens a mais e ao arrumares ganha espaço e energia para tomares atitudes mais conscientes no teu dia a dia. Liberta-te do peso de teres objectos a mais, parados na tua vida e que te roubam demasiado tempo. Mas atenção senão tens tempo ou disponibilidade para começar por este passo de uma forma mais global, podes aplicá-lo a uma pequena área do teu dia a dia para ficares contagiado, por exemplo arruma a tua roupa, ou a tua cozinha, ou até mesmo o teu local de trabalho e sente a diferença no teu bem estar. Já tínhamos prometido um post sobre arrumações e está para breve, mas entretanto podem inspirar-se com a Marie Kondo

 

2º Passo - Aproveita melhor o teu tempo, vive mais no presente, passa mais tempo com a família e os amigos, não há nada mais sustentável do que ser feliz! Faz as tuas próprias coisas com os teus filhos e passa tempo de qualidade com eles fazendo coisas úteis para o dia a dia! Planta uma árvore ou uma planta e cria um ambiente saudável à tua volta.

 

85C4F1CE-46FC-4EEE-B0D7-E0AAA67964F8.jpeg

 

3º Passo - Evita usar sacos e reduz o consumo de embalagens de plástico no teu dia a dia. Procura produtos sem embalagens (a granel) ou com embalagens mais amigas do ambiente. Ao fazermos este passo também estamos a dar um sinal como consumidores para que a mudança aconteça de forma mais rápida e consistente, é muito importante sermos consumidores exigentes. Podemos ajudar-te a encontrar soluções para algumas das tuas compras, envia-nos uma mensagem com o produto que costumas comprar para o qual gostarias de encontrar uma alternativa mais sustentável, vamos tentar ajudar! Vê também as nossas dicas nos posts da categoria Reduzir , Desperdício#1 e #2

 

8474A993-66E7-49FA-9995-23D900D659B6.jpeg

Os meus Sacos de compras

4° Passo - Procura conhecer melhor a origem dos teus alimentos, tenta comer mais alimentos orgânicos. Vê a lista das frutas e legumes com uma maior concentração de pesticidas e que por isso, deviam ser evitadas senão forem biológicas. Apesar desta lista, da Dirty Dozen da EWG, ser feita nos E.U.A. onde as concentrações de pesticidas são diferentes das nossas, podemos sempre tê-la sempre como referência para saber quais os alimentos mais perigosos. No topo da lista estão os morangos e os espinafres. 

 

9AB48BF7-5024-4D05-8974-06D40572B7F1.jpeg

 

5. Poupa Água, mas não só das formas tradicionais, é claro que devemos ser conscienciosos em relação à água do banho e ter cuidado com as descargas do autoclismo, mas estaremos a poupar mesmo muita água (e podemos fazer a diferença) se optarmos por comer mais vezes, alimentos que envolvem menos consumo de água na sua produção. Vê na lista (em baixo) quais os litros de água consumidos por cada Kilo de produção de cada alimento. Também devemos ter mais cuidado nas escolhas a vestir, pois podem levar a uma grande poupança de água. Um par de jeans, a título de exemplo pode conumir entre 7000 a 12000 Litros. Ao reduzir o nosso guarda-roupa estamos a ser mais conscienciosos e a poupar mesmo muita água. Também podemos fazer melhor as nossas escolhas quando compramos roupa nova, vê aqui as nossas sugestões. Opta por produtos mais transparentes e que têm um consumo reduzido de água no seu processo. 

 

1C123D82-AE34-4392-BE3A-184FC445C237.jpeg

Waterfootprint

 

6. Tenta recusar mais vezes o desperdício, por exemplo, evita os folhetos, opta por uma comunicação mais digital para produzires menos lixo em casa. Reduz o teu consumo no geral, pensa bem antes de fazeres uma compra, recicla e cria a tua própria compostagem.

4DE94871-4252-471A-BD5D-6FA7CE93ED21.jpeg

Sociedade Ponto Verde 

7. Faz mais compras locais. Aproveita os Mercados da tua zona, as feiras, procura as Lojas de produtos em 2ª mão para incentivares mais a economia perto de ti. Envolve-te com a tua comunidade. 

8. Reduz a utilização do carro sempre que puderes, aproveita mais a Natureza e anda mais a pé ou de bicicleta! 

775E51C0-ECA0-4618-873E-C350D0267189.jpeg

Ana Brandão na sua “bina” amarela

9. Reduz o desperdício na tua casa, começando pela cozinha e pela casa de banho, há muitas mudanças que podes experimentar! Procura cosméticos mais amigos do ambiente ( vê algumas sugestões na categoria Fazer, como esta)e troca os detergentes convencionais por opções mais ecológicas. Em breve teremos um DIY de detergentes caseiros e um post de mudanças profundas a fazer na cozinha.   

 

10. Inspira as pessoas à tua volta com as tuas mudanças, mostra como é possível fazer pequenas mudanças de forma consistente. Precisamos de mais pessoas a serem conscientes e a fazerem as suas mudanças mesmo que de forma imperfeita.

0056AB8C-1402-4EB5-ABB6-EB2424A2E96F.jpeg

 

  Estas são as nossas sugestões, mas podem ser diferentes para cada um de vocês, podemos criar uma lista própria de resoluções para que a nossa vida se torne mais sustentável. O que verdadeiramente importa é criarmos o nosso próprio contributo. Partilhem as vossas listas e os vosso passos nos comentários. E que se celebrem cada vez mais e melhor muitos Dias do Ambiente! 

13 comentários

Comentar post