Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

10 Alimentos que Ajudam a Diminuir o Stress e Ansiedade

18.09.19 | Madalena

O stress e a ansiedade estão na moda. Porque será?

 Vivemos a um ritmo tão acelerado, com tantos estímulos e obrigações que é difícil não conhecer estas duas palavras. Falo por mim...

Costumo dizer que vou a todas, no sentido que experimento tudo o que me ajude a ter uma vida mais feliz e tranquila. Exercício físico, ioga, reiki, meditação, terapia quântica, andar cheia de cristais atrás (e ser muito gozada com isso)... Se sinto que me ajuda a andar mais tranquila, I'm in!

Não há dúvida que ter um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada contribuem para o nosso bem estar de uma forma geral e já há muitos estudos que comprovam que a alimentação pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Sabem quais são esses alimentos específicos que nos podem deixar mais tranquilos? Eu não sabia, mas agora já sei.

Aqui fica uma lista de 10 alimentos com propriedades que ajudam a diminuir os desequilíbrios nutricionais que podem levar à ansiedade. 

Eu vou experimentar! Alguns deles já fazem parte da minha dieta, mas os que não faziam vão passar a fazer.

 

1. Chocolate Preto

charisse-kenion-tWe8ib-cnXY-unsplash.jpg

É um alimento que aumenta os níveis de serotonina. O chocolate amargo (a partir de 70% de cacau), estimula o prazer por meio de antioxidantes e diminui os radicais livres. O ideal é comer até 40 gramas diariamente para controlar a ansiedade no nosso corpo. 

O chocolate é também uma boa fonte de flavonoides, substâncias capazes de reduzir a neuro-inflamação, diminuir a morte celular no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo. O chocolate amargo, especificamente, é uma boa fonte de magnésio, que pode reduzir os sintomas da ansiedade.

 

2. Chá de Rooibos

background-beverage-break-1050294 (1).jpg

O chá de rooibos é delicioso e é uma forma simples de trazermos calma ao nosso dia. Este chá doce não tem cafeína, é rico em antioxidantes, baixo em taninos e traz inúmeros benefícios para a saúde. Há estudos que dizem que contribui para equilibrar o cortisol, a principal hormona do stress do nosso corpo.

 

3. Ostras

charles-koh-j3YNmqukHgc-unsplash.jpg

Há pesquisas que relacionam o desequilíbrio entre zinco e cobre como um dos factores desencadeadores de ansiedade. Esses minerais agem sobre o neurotransmissor ligado ao stress. As ostras são alimentos que diminuem a ansiedade por serem bastante ricas nesses nutrientes.

Níveis baixos de ferro estão associados a ansiedade e depressão e as ostras também são bastante ricas em ferro. 

 

4. Curcuma

osha-key-wCml4tvK-Yg-unsplash (1).jpg

A minha especiaria preferida! Uso para temperar comida, nos sumos, sobremesas, com mel, para fazer Jamu...

A curcuma contém curcuminóides, antioxidantes que têm características neuro-protectoras e podem ajudar a elevar a disposição. A curcumina é o principal curcuminóide que se encontra na curcuma e pode ajudar a diminuir a ansiedade, reduzindo a inflamação e o stress oxidativo, geralmente aumentado em pessoas que sofrem de transtornos de humor.

 

5. Abacates

thought-catalog-EMX1eJ1BcgU-unsplash (1).jpg

As células cerebrais e os nervos precisam de vitaminas do complexo B para se manterem saudáveis. A deficiência de vitamina B poderá provocar ansiedade e o abacate é uma fonte importante dessas vitaminas, além de gordura saudável monoinsaturada.

Queremos ter cérebros saudáveis e dizer adeus à ansiedade, certo? Abacates!

 

 

6. Chá de Camomila

david-mao-m0l5J8Lqnzo-unsplash.jpg

Os efeitos calmantes da camomila são conhecidos há séculos.  Este chá é muito usado como remédio devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes. Além disso, existe a crença de que os flavonoides presentes na camomila têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

 

 

7. Kefir

ellieelien-D0DY3mA3T7Q-unsplash.jpg

Na medicina funcional, o intestino é considerado o “segundo cérebro”. Também está ligado à produção de serotonina, portanto, a saúde do intestino está directamente vinculada ao bem estar.

O seu mau funcionamento altera a actividade cerebral, causando ansiedade. Por esse motivo, o kefir, por ser um excelente probiótico natural, promove o bom funcionamento intestinal, permitindo, dessa forma, melhorar o organismo como um todo, ajudando também a melhorar os factores emocionais.

Esta bebida fermentada muito antiga também contém vitamina A, D e K2, importantes para a saúde cerebral.

 

8. Espargos

oklahoma-academy-country-store-Hi6yn8RSD8Y-unsplash (1).jpg

Alguns casos de ansiedade estão associados a baixos níveis de ácido fólico. O espargo é um vegetal rico nesse tipo de ácido. Em apenas uma chávena de espargos, encontramos 20% dos valores diários de ácido fólico, necessários para uma saúde ideal.

 

9. Espinafres

close-up-collard-greens-color-750952.jpg

O espinafre tem muito magnésio, que é um mineral que regula os níveis de cortisol, e por esse motivo, promove a sensação de bem-estar. Se temos stress e ansiedade devemos comer muitos verdes! 

 

10. Sementes de Abóbora

chuttersnap-J8_U_vokuKk-unsplash.jpg

Por serem uma excelente fonte de potássio, as sementes de abóbora podem ajudar no equilíbrio de electrólitos e regular a pressão arterial. Segundo especialistas, os alimentos ricos em potássio também podem ajudar a reduzir os sintomas de stress e ansiedade.

As sementes de abóbora também contêm zinco, essencial para o desenvolvimento cerebral e nervoso. 

 

 

Obviamente que os alimentos acima mencionados poderão ajudar a amenizar os sintomas ocasionais de ansiedade, mas é importante que os casos mais graves procurem acompanhamento médico. 

 
 
 
 

fonte: medicalnewstoday.com, mindbodygreen.com e mundoboaforma.com

5 comentários

Comentar post