Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

3 Pequenos-Almoços Sem Pão #1

16.07.19 | Madalena

IMG_20190711_154504.jpg

Adoro tomar um bom pequeno almoço! Antigamente dizia-se que era a refeição mais importante do dia, agora já há muitas teorias sobre isso, há até quem diga que não devemos comer até à hora do almoço. A mim não me interessa nada, porque o que gosto mesmo é de ouvir o meu corpo e, na maior parte dos dias, ele diz-me para comer de manhã.

Gosto muito de procurar alternativas à clássica torrada e ao pão em geral. Apesar de já haver muitos pães no mercado que são maravilhosos, a verdade é que me sinto muito melhor quando não como pão.

Hoje, deixo aqui 3 sugestões de pequenos-almoços fáceis de preparar, deliciosos e que dão para toda a família. 

 

1- Papas de Aveia e Curcuma

post papa de aveia e curcuma-4591.jpg

Adoro começar o dia com papas de aveia e vou sempre inventando receitas novas. Esta é muito simples, mas tem um dos meus ingredientes preferidos, a curcuma.

As papas de aveia são muito nutritivas e são sempre rápidas e fáceis de fazer. Costumo fazer à noite uma quantidade que me dá para 2/3 dias, e de manhã aqueço com um pouco de água ou bebida vegetal.

Receita:

- 12 colheres de aveia

- Passas a gosto

- 1 colher chá de curcuma

- 1.5 cups de bebida de aveia ou de coco ( ou o "leite" que preferirem)

- 1 cup de água

- 1 colher sobremesa de sementes

(sésamo, cânhamo ou o que há)

Misturo todos os ingredientes, levo ao lume durante 5/10 minutos, depois bato com a varinha mágica (não é preciso) e ponho fruta, canela e sementes por cima.

 

2- Pudim de Chia com Pêssego e Morango

pequenos almoços 34-5790.jpg

A chia é  conhecida por ser um "superalimento" porque é repleta de nutrientes que proporcionam vários benefícios para a saúde. Dizem que a chia fortalece o sistema imunitário, previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, ajuda a controlar a diabetes e até emagrece. Queremos isso tudo!

Aqui vai a receita:

- 1 chávena de café de sementes de chia

- 3 chávenas de café de bebida vegetal (a minha preferida é a de coco e arroz)

- 1 pêssego

-  6 morangos

Misturo a chia com a bebida vegetal numa taça e levo ao frigorífico durante umas horas. Bato o pêssego com a varinha mágica e à parte bato também os morangos. Depois quando a chia já formou um pudim, ponho uma camada dessa mistura numa taça, uma camada da polpa de pêssego e de morango, mais pudim de chia e o resto dos morangos cortados por cima. Também podem deitar pedaços de fruta quando misturam a chia com a bebida vegetal e deixar no frigorífico. Fica igualmente bom e é bem mais prático, porque de manhã é só tirar do frigorífico e comer.

 

Overnight Oats com Banana e Canela

pequenos almoços 34-5627.jpg

Esta para mim é a alternativa de Verão às papas de aveia. Também há várias formas de fazer, a base é sempre uma medida de aveia para duas de bebida vegetal, e a partir daí é dar asas à nossa imaginação. Nesta usei iogurte, mas se preferirem podem só usar bebida vegetal, como gostarem mais.

Receita:

- 1 iogurte de coco, natural ou grego.

- 1 banana esmagada

- 2 colheres de chá de canela 

- 3 colheres de sopa de aveia

- 1 chávena de café de bebida vegetal

Misturo tudo num frasco e ponho no frigorífico durante a noite. De manhã, podemos pôr mais fruta por cima, como framboesas, e depois é só comer. Fica maravilhoso!

Espero que gostem! Brevemente contem com mais sugestões, pois gosto mesmo muito de um bom pequeno almoço, sem pão. Enviem também as vossas dicas de pequenos-almoços saudáveis que nós agradecemos.

 

14 comentários

Comentar post