Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

5 leituras - Dia Mundial do Ambiente

05.06.20 | Joana


  Este ano a Colômbia em parceria com a Alemanha sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente. O foco em 2020 será a biodiversidade e é mesmo muito importante não perder este foco. Existem 
um milhão de espécies de plantas e animais em extinção, nunca houve um momento tão preocupante para nos focarmos na questão da biodiversidade. Estamos a destruir o planeta a um ritmo sem precedentes e temos mesmo que fazer alguma coisa, as 5 sugestões que deixamos hoje, são leituras importantes. Na minha ótica alguns destes livros deveriam ser dados no programa escolar, pois podem acordar em muitos de nós a mudança, tão urgente, de consciência. Esta mudança necessária pode  ajudar a transformar a sociedade, a economia e, claro, a forma como tratamos o ambiente. É fundamental estarmos cada vez mais informados e os livros são excelentes ferramentas para passarmos da teoria à prática! 
 

 

4E8A639D-E059-4D97-AB7F-1183A5F3F436.jpeg


A vida secreta das Árvores

Peter Wohlleben 

Pergaminho 

"O que sentem, como comunicam - a descoberta de um mundo misterioso"

   Existe um mundo mágico desconhecido dentro das florestas que vale a pena aprofundar. Este livro partilha as coisas espantosas que acontecem no seio da floresta, descobertas incríveis  de como as árvores comunicam entre si através de sinais elétricos, surpreendentemente as árvores têm sentimentos e memórias bastante vincadas. São maravilhosas as relações que as árvores têm entre si e das quais vivemos tão alheados. Entrar neste universo aproxima-nos das florestas e torna a nossa ligação à Natureza mais forte.
O sivicultor Peter Wolleben conta histórias pouco conhecidas das características das árvores, que todos devíamos conhecer. Entender este
 universo secreto que se desenvolve mesmo ao nosso lado, para além de fascinante, traz-nos respostas de como podemos conviver com a Natureza de uma forma mais equilibrada. 


788105AE-BB3A-46E4-8F04-F50CB09F19FC.jpeg

 

 

A Sexta Extinção 

Elizabeth Kolbert 

Elsinore 

O planeta já enfrentou 5 extinções em massa, e infelizmente estamos a caminho da sexta, mas com uma grande diferença para as outras 5, esta está a ser conduzida por uma única espécie. Nós. Estamos a acabar com a biodiversidade a um ritmo sem precedentes e a jornalista do New York Times, Elizabeth Kolbert, premiada com o prémio Pulitzer, decidiu fazer uma investigação jornalística, que se transformou num dos manuais de investigação científica mais relevantes dos últimos anos, pois "(...) altera de forma radical o nosso modo de ver o mundo" The Seattle Times . 
Elizabeth vai relatando na primeira pessoa toda a sua investigação e as suas surpreendentes e nefastas descobertas, fazendo um claro apelo a uma mudança urgente. Não vamos querer deixar aos nossos, o legado de uma sexta extinção, temos por isso que agir, agora. 

 

D2023F88-5F14-43CC-9860-232E352837E2.jpeg

Lixo Zero 

Ana Milhazes 

Contraponto 

A Ana Milhazes foi a primeira portuguesa a partilhar por todo o país, a sua experiência na primeira pessoa de uma vida muito próxima do desperdício zero. Fundadora do Movimento Zero e do blog Ana Go Slowly, onde partilha como podemos aprender a viver melhor com muito menos, a Ana foi das primeiras pessoas que entrevistámos aqui no blog e que nos inspira muito a uma mudança.

O livro podia ser só a versão portuguesa do livro Zero Waste, da Bea Johnson, mas é muito mais do que isso, e o tempo de amadurecimento por parte da Ana para o lançar é sinónimo de um livro super completo, sincero e de muito fácil leitura. Posso dizer-vos que é apaixonante! É uma partilha importantíssima para toda a comunidade que vive em Portugal (e não só!), pois coloca no dia a dia, no acessível, várias práticas que podemos passar a adoptar, para viver uma vida com menos desperdício (em todos os sentidos). É isso que torna este livro tão completo, desde as nossas relações à forma como vivemos e lidamos com o que nos rodeia, não esquecendo os  transportes e a tecnologia, este livro passa por tudo e principalmente, deixa uma mensagem crucial: cada pequena acção no nosso dia a dia conta, por mais pequena que seja. A Ana com a sua experiência de vida e relato na primeira pessoa aproxima-se do leitor de uma forma simples e directa tornando um pouco nosso o seu caminho. 
É um livro que adoro ter por perto, pois ajuda a tirar muitas dúvidas e a recentrar os objetivos neste caminho. Lixo é a palavra de ordem e uma das chaves para a mudança de mentalidades. Foi editado em papel reciclado e sem plástico, mas também podem comprar a versão e-book. O livro vai já para a 2a Edição, não percam, a meu ver é obrigatório! 

 

0F88CAB5-835E-4D83-AAB3-9F2875A666DB.jpeg

Desafio Zero 

Eunice Maia 

Manuscrito 

A Eunice Maia é sem dúvida, uma das pessoas que mais me inspira na área do empreendedorismo sustentável. Criou um projecto lindíssimo chamado Maria Granel, que para mim está muito perto de ser uma loja de sonho. Claro que já a entrevistámos aqui no blog e adoramos todas as suas partilhas, por isso podermos agora contar com todas essas ideias reunidas num livro é um enorme privilégio. Esta partilha transformada num guia prático, onde nos conta a sua jornada "imperfeita" (e por isso tão humana) é mais que uma boa surpresa. O caminho para a construção da sua loja, as suas dicas/receitas e mezinhas para uma vida mais sustentável e de como o "granel" mudou a sua vida, são pequenas revoluções que podem mudar muito mais do que aparentam.  Pois como diz a Eunice "O desperdício zero é uma utopia na qual vale a pena acreditar". Espero que gostem tanto como eu! 

 

7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Stephen R. Covey

Gradiva 

À partida parece não ter a ver com sustentabilidade, mas na realidade tem tudo a ver, Stephen R. Covey obriga-nos, no bom sentido, claro, a mudar a perspectiva com que olhamos para a vida, a criar sinergias e a apoiarmo-nos verdadeiramente nelas, pois acredita que vencer ou fracassar pode ter tudo a ver com a aquisição de sete hábitos. É sempre uma acto muito humano a partilha das boas descobertas porque isso só pode tornar o mundo à nossa volta bastante melhor. Stephen partilha que ao estarmos verdadeiramente interligados tornamo-nos mais fortes. Ele acredita, e eu também, que são esses hábitos que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas que sacrificam constantemente o equilíbrio interior e a felicidade para atingir o êxito.

Em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes estão contidos os princípios fundamentais da eficácia - sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios correctos, nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura.

Este é um livro com exemplos práticos que nos vai ajudar muito  a equilibrar a vida pessoal e profissional. Encontrei este resumo dos resumos no YouTube que nos deixa logo com vontade de ler o livro todo! 

 

 

Boas Leituras! 
Para estarem sempre a par das novidades subscrevam a nossa newsletter. 

3 comentários

Comentar post