A mezinha que cura tudo - Jamu
Esta semana a Joana estava meio adoentada e com dores de garganta e eu, que tenho a mania que sou a rainha das mezinhas, lembrei-me de lhe fazer uma das minhas preferidas, Jamu. Como parece que, com estas mudanças de temperatura, está muita gente assim, partilho aqui esta receita que adoro.
Nunca fui à Indonésia, mas uma vez vi num filme uma bebida supostamente milagrosa à base de curcuma (o principal ingrediente para curar tudo cá em casa) e fui investigar.
Esta bebida chama-se Jamu e é uma bebida medicinal considerada essencial na vida da maior parte dos habitantes da Indonésia.
O Jamu está ligado à medicina Ayurveda e é conhecido há centenas de anos pelos seus poderes de cura. Desintoxica o fígado, aumenta a imunidade, ajuda na fertilidade, na perda de peso, insónia, acne, fadiga, constipações, inflamação, tosse...
Pode ser feito com vários ingredientes, mas a receita que eu gosto de fazer é muito simples e faz-se apenas com curcuma, gengibre, tamarindo, mel, pimenta preta, sumo de laranja e água.
Estes ingredientes são todos incríveis. Para quem não conhece...
A curcuma é uma das raízes mais poderosas. Para além de desintoxicar o fígado e de limpar os rins, acelera o metabolismo, é anti-inflamatória, ajuda a regenerar a pele e muito mais.
O gengibre é também anti-inflamatório, contém, muitos antioxidantes que ajudam a minimizar os danos causados pelos radicais livres e outras toxinas. Também ajuda a acalmar o estômago, etc, etc, etc ( podíamos ficar aqui horas).
O tamarindo é uma fonte rica em fibra, ajuda a eliminar toxinas, contribui para perda de peso, melhora a circulação, é um poderoso antioxidante e um super agente anti-inflamatório.
Receita:
- 3 cm de raiz de gengibre
- 3 raízes de curcuma (ou duas colheres de chá de curcuma em pó)
- 1 colher de sopa de polpa de tamarindo (nem sempre ponho)
- 2 colheres de sopa de mel
- 3.5 cups de água
- Sumo de uma laranja ( também pode ser de uma lima ou limão)
- Pimenta preta
Cortam as raízes (gengibre e curcuma, se usarem fresca) aos bocados e trituram com meio cup de água. Juntam o resto da água e levam ao lume até ferver. Depois deixam a cozinhar em lume brando durante 20 minutos. No fim coam e juntam o sumo de laranja, mel e tamarindo.
Para potenciar os efeitos da curcuma ainda acrescento pimenta preta, dizem que os benefícios aumentam em 2000%.
Podem guardar no frigorífico e beber quente ou frio. Quando estou doente tento beber um copo pequeno de manhã e outro à noite. Também é ótimo para reforçar o sistema imunitário e evitar constipações.
Espero que gostem!
Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa Newsletter.