Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Alternativa ao Alumínio e Película Aderente - DIY

11.06.19 | Madalena

bees wrap-3970.jpg

Uma coisa que sempre me fez muita confusão é a utilização de papel de alumínio e película aderente na cozinha.

A película já praticamente não usava, mas o alumínio, por mais que tentasse, acabava sempre por usar. A decisão que tomei foi deixar de comprar, assim tive de arranjar uma alternativa, e pronto, não se pensa mais nisso.

Já há muito tempo que ouvia falar nestes " Bees  Wax Wraps" e resolvi experimentar fazer, antes de comprar. São basicamente panos cobertos de cera de abelha que se moldam e têm inúmeras finalidades.

bees wrap-4005.jpg

Descobri que são muito fáceis de fazer e, o melhor, é que só usei coisas que já tinha em casa. Foi um grande passo na minha tentativa de ter uma cozinha mais "verde" (brevemente falaremos sobre isto). Por serem reutilizáveis, é uma opção muito mais ecológica que reduz bastante o lixo que se produz no dia-a-dia. Têm a durabilidade de, mais ou menos, um ano e como são feitos de materiais naturais, quando achamos que já estão a precisar de ser substituídos podemos cortá-los em pedaços e pô-los no composto ou utilizar como acendalhas para a lareira. Também podemos voltar a cobri-los de cera e levar outra vez ao forno. Isto ainda não experimentei.

Também fui descobrindo várias utilidades que lhe podemos dar. Aqui ficam algumas:

- Embrulhar metades de limões, abacates, maçãs, cebolas... A cera de abelha tem propriedades anti-bacterianas e por isso, ajuda a preservar e a manter os alimentos frescos mais tempo.

bees wrap-3608.jpg

bees wrap-3685.jpg

- Pode fazer-se um embrulho (tipo cartucho de castanhas) e usar para frutos secos, uvas, bolachas, etc, para levar connosco e comer durante o dia. Podemos poupar imensos sacos de plástico pequenos, daqueles que dão imenso jeito, mas têm uma vida muito muito curta.

bees wrap-4530.jpg

- Se já andamos com talheres atrás para evitar usar de plástico, estes "panos" são perfeitos para os embrulharmos e levarmos na mala. 

- Tapar frascos de vidro que não têm tampa. Estas tampas estão sempre a desaparecer misteriosamente e esta é uma alternativa fácil que podemos ter sempre à mão.

- Trazer o pão da padaria ou do supermercado, em vez dos embrulhos de papel.

- Tapar jarros de água ou outras bebidas quando estamos no exterior e os bichos teimam em cair lá dentro. Também é bom para as garrafas de vinho e mais fácil do que colocar a rolha outra vez.

bees wrap-3945.jpg

- Tapar pratos com restos de comida

- Embrulhar o sabonete ou shampoo sólido quando vamos viajar sem haver perigo de sujar a roupa toda da mala.

- Embrulhar flores em vez da película de plástico.

- Colocar nas prateleiras do frigorífico. Ficam bem presos e criam uma película à prova de água. Depois é só retirar e passar por água.

Há várias formas de fazer. Há quem use resina, óleo de coco, óleo de jojoba... Eu comecei pela forma mais simples e fiquei-me por aí porque adorei e acho que funcionam na perfeição. O facto de usar um tecido muito fino acho que também ajudou para o sucesso desta experiência.

Bom, vamos a isso:

Vão precisar de :

- Tecido 100 % algodão, quanto mais fino melhor. Eu usei os restos de umas cortinas que tinha cá em casa. Não sei se era 100% algodão, mas era fino e resultou na perfeição.

- Cera de abelha. É o que uso para os cremes, protector solar, etc. 

- Tesoura, caneta, taças para desenhar os moldes, pincel de cozinha, papel vegetal.

bees wrap-3577.jpg

Primeiro cortei o tecido com as formas que normalmente utilizo mais. Não esquecer que precisamos de um tamanho maior do que o recipiente que vamos tapar.

bees wrap-3521 (2).jpg

Depois colocar os tecidos já cortados, um a um, num tabuleiro de forno forrado a papel vegetal (usei papel reciclado que já se encontra facilmente à venda). Espalhar a cera de abelha por cima do tecido. Não é precisa muita cera. Mais ou menos isto...

bees wrap-3771.jpg

Levar ao forno durante, mais ou menos, 5 minutos, ou até vermos que a cera já derreteu.

Depois, retiramos do forno e espalhamos a cera com um pincel de cozinha para ficar uma película bem fina.

wraps-3823 (1).jpg

Deixar secar uns minutos e retirar o tecido. Deixar ao ar durante mais uns minutos e já está.

Fica assim...

bees wrap-3912.jpg

Depois é só colocar por cima do recipiente que queremos tapar. Com o calor das mãos os tecidos vão moldar-se à forma do recipiente ou do alimento que queremos guardar de forma a conservá-lo. Temos de deixar as mãos um pouco em cima do pano para aquecer e moldar sem quebrar.

Não isola tão bem com a película aderente, mas por outro lado é muito mais simples de utilizar.

bees wrap-4009.jpg

Não são aconselháveis para guardar carne ou peixe crus, pois este tipo de alimentos pode deixar cheiro e sujar bastante os tecidos, apesar destes estarem protegidos pela cera. Podemos sempre colocar este tipo de alimentos num prato e tapar o prato, assim não ficam em contacto directo com os tecidos.

Também não devem ser utilizados para levar comida para a praia por causa do calor. Vou pensar neste assunto e brevemente partilho aqui uma opção para os piqueniques de praia, pois é uma coisa que adoro fazer e este ano vou ter de arranjar uma solução para evitar o papel de alumínio.

Outra coisa é que esta opção requer alguma manutenção e cuidados para terem alguma durabilidade. Devem ser guardados num local fresco (dentro de uma gaveta é suficiente) e lavados com agua fria e detergente da loiça. Depois é só deixar secar ao ar e usar de novo.

O que acham? Vão experimentar? Partilhem aqui as vossas experiências.

Espero que gostem!

 

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2