Cabaz cosmética DIY - sugestão de presentes de Natal
Muitos têm sido os pedidos para partilhar as receitas dos produtos que oferecemos à Fátima Lopes, por isso, como prometido, aqui ficam as receitas dos sais de banho, creme de Aloe Vera, batom hidratante e desodorizante sólido. São óptimos presentes de Natal tanto individualmente como todos juntos numa espécie de mini-cabaz. Espero que experimentem e que, principalmente, se divirtam a fazê-los.
Há muito tempo que também nos pedem para partilharmos onde se encontram a maior parte dos ingredientes dos nossos DIY's, por isso ( e porque é Natal ), deixamos os links dos ingredientes que utilizámos. Assim não há desculpas para não experimentarem :)
Sais de banho
Receita:
- 3 chávenas sais Epson naturais ( usei estes, aqui)
- 2 chávena sal marinho (comprei, aqui)
- 1 chávena bicarbonato de sódio (usei este, aqui)
- Corante alimentar (compra-se em qualquer supermercado, na zona das sobremesas)
- Óleos essenciais (eu usei de rosa 100% puro, vejam aqui)
Misturar bem numa taça grande os sais de Epson, o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Dividir essa mistura em várias taças (dependendo do número de cores que queremos fazer). Depois deitar umas gotas de corante alimentar da cor que queremos nas taças correspondentes. Não esquecer de deixar uma boa parte dos sais brancos, sem nenhum corante.
Depois misturamos umas gotas de óleos essenciais, ou em todas as partes ou só nalgumas. Eu gosto de usar lavanda, rosa e jasmim, mas só uso um óleo em cada frasco de sais.
Depois pegamos num frasco vazio e deitamos as cores por camadas, só temos de ser criativos. É uma excelente forma de usarmos aqueles frascos de vidro mais altos que temos em casa e que são mais difíceis de reutilizar no dia-a-dia.
Desodorizante sólido
Receita:
- 25 gr de cera de abelha ( comprei branca, aqui)
- 50 gr de manteiga cacau (usei esta de origem biológica, aqui)
- 7 colheres de sopa de óleo de coco ( usei este, aqui)
- 5 colheres de sopa de amido de milho (aqui)
- Óleos essenciais de Sálvia, Tea Tree e Lavanda : 15 gotas de cada (aqui)
Junta-se a cera de abelha com a manteiga de cacau e derrete-se em banho maria. Quando estiver bem líquido acrescenta-se o óleo de coco e o amido de milho. Deixa-se em banho maria até estar tudo bem dissolvido. No fim, retira-se do lume e acrescentam-se os óleos essenciais.
Depois deita-se para formas de silicone pequenas. Também experimentei fazer em formas de bolachas e em formas de papel. As de silicone resultam melhor, mas as outras também ficam bem. Estas formas vão para o frigorífico e passado umas horas já conseguimos desenformar.
Também podemos pôr numa forma maior e depois cortar o desodorizante às fatias para uma utilização mais fácil.
Esta receita dá para três desodorizantes médios.
Creme de Aloe Vera e batom hidratante
Receita:
- 1 colher de sopa cera de abelha branca (aqui)
- 3 colheres de sopa de manteiga cacau (aqui)
- 7 colheres de sopa cheias óleo coco (aqui)
- 3 colheres de sopa de óleo de Jojoba (aqui)
- 15 gotas de óleo essencial de incenso, que é um óptimo anti-rugas (usei este).
- Aloe Vera - mais ou menos 1 chávena, depende da consistência que gostamos (uso sempre este)
Derrete-se bem a cera de abelha com a manteiga de cacau em banho maria, depois acrescenta-se o óleo de coco, deixamos derreter. Quando esta bem derretido, tiramos do lume e acrescentamos o óleo de Jojoba ( ou outro, tipo amêndoas doces). Deitamos as gotas do óleo essencial e mexemos bem.
Aqui separo parte deste líquido, para fazer os batons ou deito directamente parte desta mistura em caixas pequenas ou em embalagens antigas de batons que já acabaram. Nesta parte podemos acrescentar um pouco de um batom de cor antigo para dar uma cor ao hidratante, é uma óptima forma de aproveitar restos de batons que já não usamos. Para dar cor também podemos usar canela, curcuma e cacau.
Estes batons deixamos a secar ao ar, não precisam de ir para o frigorífico.
Voltando ao creme...
O que restou do liquido deixamos arrefecer, até que fique rijo, não precisa de ir ao frigorífico, mas pode ir para ser mais rápido. Cuidado para não deixarem muito tempo no frigorífico porque isso pode dificultar bastante o próximo passo.
Quando a mistura já está rija, batemos com a varinha mágica enquanto vamos deitando o Aloe Vera. Vai começar a parecer uma espécie de chantilly, é suposto ficar bem cremoso para não ficar duro outra vez com o frio ( Agora no inverno. No verão aumentem a dose de cera de abelha para 1.5 colheres de sopa). Eu gosto com muito Aloe Vera, experimentem e vejam qual é a quantidade e o tipo de consistência que preferem.
Aproveito para desejar um Natal muito feliz a todos e uma entrada no novo ano maravilhosa.
Para ficarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa newsletter.