Cláudia, a inspiração minimalista
A nossa entrevista deste Outono, é a uma mulher inspiradora que descobriu no minimalismo o seu refúgio e o seu ponto de encontro. De tal forma que o transmite com uma precisão, beleza e organização que não deixam ninguém indiferente. A Cláudia Ganhão e o seu blog maravilhoso são uma porta aberta e um convite para uma vida mais minimalista. Espero que gostem!
Se eu assim de repente te perguntasse: Quem és tu? O que é que te vinha logo à cabeça para te apresentares?
Sou a Cláudia, dizem que tenho 42 anos mas eu não acredito! Sou uma miúda reservada, mas com uma cabeça a mil à hora cheia de sonhos, projectos e objectivos.
Qual foi o teu percurso até aqui?
Sou licenciada em Química, depois de algumas experiências profissionais, trabalhei 14 anos na indústria farmacêutica, em 2016 recebi uma notícia que me fez equacionar toda a minha vida e o meu percurso… em Setembro de 2018 ganhei finalmente coragem e coloquei o meu percurso profissional tradicional em stand-by.
Como surgiu o minimalismo na tua vida?
Foi uma temática que sempre me apaixonou e sobre a qual lia e consumia conteúdos, mas a verdade é que na atribulação do meu dia-a-dia, entre um emprego super exigente, 2 filhos pequenos, um marido sempre a viajar e a correria comum, nunca tinha implementado nada em concreto no meu dia-a-dia. Quando em Setembro de 2018 a minha vida mudou, senti que era a altura certa para introduzir na minha vida e no meu dia-a-dia o conceito do Minimalismo – foco no essencial e eliminar o resto – e aos poucos o Minimalismo tem mudado a minha vida, aliás tem-me mudado a mim!
Quando e porque é que pensaste em fazer um blog para partilhar as tuas ideias?
Tenho Blog desde 2005, no entanto no último ano o mesmo sofreu uma transformação e é actualmente dedicado às temáticas do Minimalismo, pois sou completamente apaixonada por esta filosofia de vida, que tanto me tem ajudado a ter uma vida mais plena e mais feliz. No meu site quero partilhar toda a minha experiência e conhecimentos acerca do Minimalismo e ajudar os outros a viverem uma vida mais feliz!
Quais as tuas rotinas ou o que fazes para tentar encontrar o equilíbrio num mundo em que o ritmo é cada vez mais acelerado e nos são exigidas cada vez mais tarefas?
Aos poucos tenho aprendido e colocado em prática várias coisas que me ajudam a encontrar o equilíbrio, entre as quais destaco: dizer não ao que não me traz valor acrescentado, simplificar todas as tarefas ao máximo, meditar regularmente, descansar mais, ter tempo para mim, brincar com os meus filhos.
O que fazes, tentas ou gostavas de fazer para contribuir para um mundo mais sustentável?
Tento fazê-lo com a redução do consumo, esta visão minimalista de só comprar o que é efectivamente essencial, ponderar todas as compras, comprar conscientemente e de forma sustentável é um passo importante para mudarmos a forma como usamos os recursos naturais.
Sem limites à imaginação, como seria o futuro deste planeta se o pudesses definir agora?
Um planeta mais equilibrado, onde todos teríamos acesso ao básico e elementar (água, alimentos, cuidados de saúde, dignidade, oportunidades), um planeta menos artificial, mais verde, menos poluído, onde os recursos não se esgotam, onde as pessoas procuram e desfrutam mais da natureza, dos materiais naturais, da essência das coisas.
Três coisas positivas sobre o mundo que te alegrem e dêem esperança.
- A crescente tomada de consciência global para temáticas como a sustentabilidade, minimalismo, etc
- As crianças de hoje mais conscientes e mais conectados com o que é realmente importante
- O altruísmo, tantas pessoas que diariamente se voluntariam para ajudar o próximo, dedicando-se de alma e coração, sem esperar nada em troca
Para estarem sempre a par das nossas novidades subscrevam a nossa newsletter.