Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Desmaquilhar sem desperdício - DIY

04.02.20 | Madalena

 

rita2-0217.jpg

Na minha tentativa de produzir cada vez menos lixo, ando a fazer experiências para tentar reduzir ao máximo a entrada de plástico cá em casa. Acho muito difícil virmos a ter uma casa 100% zero waste , mas há mudanças que podem ser feitas em alguns hábitos diários que já fazem uma grande diferença na quantidade de embalagens que utilizamos. O planeta agradece e a nossa carteira também!
 
Os sítios mais desafiantes onde acabo sempre por ver mais plástico, por mais que não queira, são a cozinha e a casa de banho.
Na cozinha ando a experimentar e a estudar soluções de detergentes feitos em casa que partilharei em breve.
 
Em relação à casa de banho tenho ido aos poucos. Gel de banho deixámos de usar, usamos sabonete. O desodorizante já partilhei a receita, aqui. Creme, sais de banho e desodorizante sólido, podem espreitar a minha sugestão, aqui. A pasta de dentes também já partilhei uma receita, aqui, e máscara de cabelo, aqui.
 
Perguntam-me muito se só uso os produtos que faço. Não, eu continuo a gostar de usar outros cremes, mas sou cada vez mais exigente com as marcas, com os ingredientes que utilizam e com o seu impacto ambiental.
 
Hoje, partilho produtos para nos podermos desmaquilhar sem desperdício. Tudo feito com ingredientes naturais e que muitas vezes temos em casa. Cada um destes produtos demora literalmente dois minutos a fazer e acabam por ser muito mais económicos.
 
 
Toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis
 

rita2-0206.jpg

Ingredientes:

- 1 caneca de água destilada ( água previamente fervida serve)

- 3 colheres de sopa de óleo (eu usei de Jojoba, mas podem usar qualquer um como óleo de amêndoas doces ou até mesmo azeite)

- 2 colheres de sopa de Aloe Vera

- 10 gotas de óleo essencial de frankincense ou lavanda (opcional)

rita2-0101.jpg

Num frasco colocam os panos ou discos que vão utilizar. Separadamente misturam os ingredientes e depois deitam dentro do frasco onde estão os discos e deixam que absorvam o liquido. Fecham o frasco e sempre que quiserem utilizam. Duram bastante tempo dentro do frasco sem criarem bolor, mas para isso é importante usar água destilada ou fervida ;)

 

Gel de limpeza facial

Ingredientes:

- 2 canecas de água destilada

- 2 colheres de óleo (Jojoba, amêndoas doces ou azeite)

- 3 colheres de Sabão Castela (castile soap). Isto é um sabonete liquido natural à base de azeite bastante hidratante. Há quem substitua isto por shampoo de bebé :)

- 15 gotas de óleos essenciais. Gosto de usar tea tree, lavanda ou frankincense.

rita2-0299.jpg

 

Tónico de vinagre de cidra

rita2-0286.jpg

Ingredientes:

- 2 chávenas de água destilada

- 1 chávena de vinagre de cidra ( cru, de preferência que diga "com a mãe")

É só misturar as duas coisas num frasco e já está. Este tónico é anti-séptico, anti bacteriano e ajuda a fechar os poros. A pele fica incrível!

 

A Joana tem outros truques espectaculares para se desmaquilhar e eu desafio-a a partilhar aqui também os seussegredos ;) Aceitas, Joana?

 

 

Para estarem sempre a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa newsletter.

9 comentários

Comentar post