Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Kit de Praia perfeito

13.07.20 | Joana

   Adoro praia e todos os rituais que envolvem esse momento, que para mim é dos mais especiais do ano. Gosto particularmente de preparar com cuidado tudo o que levo, dou muita atenção aos pormenores e sim, adoro areia! Só gosto menos em dias de vento, claro! Dá-me muito prazer ter coisas bonitas e para mim conforto é a palavra de ordem.

 

42A5C9F5-1CF5-4135-A0A3-268DD5B0559A.jpeg

  
   Este ano decidi procurar produtos portugueses virados para a praia e poder dar-vos sugestões que englobassem, conforto, qualidade, sustentabilidade e acessibilidade. Infelizmente não consegui encontrar produtos portugueses para todas as categorias a que me propus, mas todas as marcas que refiro são vendidas em empresas portuguesas. Entretanto, pode ser que ao ler este artigo, algumas marcas que não descobri me enviem as suas sugestões! 

   Também acho muito importante, numa altura complexa como esta que atravessamos, apoiarmos o comércio nacional e as empresas portuguesas.

  No início da época balnear gosto de ter um saco semi pronto para não me faltar nada! Foi com base nesse saco que fiz esta lista, espero que gostem das minhas sugestões. 

11AEB0AA-51C9-4C3C-AC7F-640AE3A47500.jpeg

Saco - Futah       Vestido - Saldepipa

Fato de Banho & Roupa de praia

Para escolher um bom fato de banho, há que ter várias coisas em conta, durabilidade e qualidade, modo como foi produzido, design e conforto. Não é muito fácil juntar todas estas características. Já existem algumas opções feitas com polyester reciclado e materiais semelhantes em Portugal, mas as fibras elásticas com que se fazem os fatos de banho ainda são pouco sustentáveis. Existe pouca oferta, espero que melhore e que consigam aliar muita qualidade à sustentabilidade, para que durem muitos anos. Esse para mim é o segredo da sustentabilidade, d u r a b i l i d a d e. Tenho bikinis (como por exemplo o da imagem em baixo) que estão nas minhas mãos há mais de 6 anos com um apecto quase novo, e mesmo que possam não tido as melhores práticas na sua confecção, a verdade é que se duram muito tempo e com bom aspecto (e os usamos bastante), tornam-se peças muito interessantes do ponto de vista da sustentabilidade. Não é fácil descobrir peças que durem muito, por isso é fundamental deixar críticas nas marcas. O mais importante é o modelo adaptar-se bem ao nosso corpo e ter não ter um design demasiado marcado,  o ideal é manter o nosso estilo pessoal e evitar as tendências (uso bastante os bikinis que compro, por isso fico sempre surpreendida quando uma peça dura muito tempo, não descolora e fica com ar novo).

Conscious swimwear, foi a única descoberta que fiz com design e produção portuguesas, a roupa de banho é feita com fibras ecológicas, começaram com uma pequena coleção e  têm vindo a crescer na sua diversidade e oferta. 


B5873E73-B657-40A7-B07E-69E95218D3E0.jpeg

Toalha - Futah

Não temos que ter necessariamente uma roupa específica, mas eu gosto de me sentir leve, confortável e ter algo versátil. As minhas sugestões são um vestido/camisa, fácil de vestir, fácil se for preciso mudar o fato de banho na praia, suficientemente fresca e ao mesmo tempo quente, como cobre todo o corpo, para um dia que acabe mais fresco. A outra sugestão é um macacão (ultra confortável), as duas peças são de uma descoberta recente, a Saldepipa, uma marca portuguesa com inspiração Balinesa que adorei conhecer. Tem tecidos orgânicos, muito confortáveis e bonitos.
   Também não podia deixar de sugerir os vestidos da minha colaboração com a Dreamcatchers, o vestido branco de bambu é leve, fresco e muito confortável para um dia de muito calor. Podem ver a coleção aqui

467695DB-9370-46F9-949A-E2019B6061F7.jpeg

Sandálias - zouri

    Para calçar têm que experimentar as novas sandálias e chinelos da zouri shoes, são lindas e muito confortáveis!! Senão conhecem a Adriana e todo o seu projecto, podem ficar a conhecer melhor na entrevista que lhe fizemos aqui

 

115AE9A3-9A82-4497-A422-9F4DA0AF6DCD.jpeg

Toalha - Futah        Macacão - Saldepipa       Óculos - Modelo Bukaru PicaPauwoodcraf

Óculos 

   Descobri estes jovens empreendedores que criaram a PICA-PAU , uma marca de óculos bonitos, leves e muito confortáveis. Todos produzidos à mão de forma sustentável, utilizando materiais amigos do ambiente, como a madeira, cortiça, acetato vegetal, aço inoxidável ou bambu. As lentes são polarizadas anti-reflexo com proteção máxima UVA/UVB, ideal para proteger a visão dos raios ultra-violeta de uma maneira eficaz. Por cada par de óculos vendido, a PICA·PAU doa uma parte da sua receita para que sejam plantadas 5 árvores, actuando em parceria com diversos projetos de reflorestação por todo o mundo.

Toalha 

Eu não adoro o conceito de toalha tipo turca para a Praia, fica pesada quando está molhada e acho que é sempre mais interessante optar por algo mais versátil. Quando conheci as toalhas da Futah, percebi que tinha encontrado a toalha de praia perfeita. Têm vários modelos, as que escolhi são de algodão orgânico e têm nomes de praias portuguesas, como Berlenga e a Deserta. Em casa podem servir como manta para um dia mais fresco, são leves e bonitas. Se ficar frio ao fim do dia também são bem quentinhas. Secam depressa e são muito macias. 

 

5D6E4FB5-AA21-4DC4-8B18-D2C868486997.jpeg

Saco, bolsa e toalhas - Futah

Produtos solares - Mindthetrash

Sombra & Cadeira 

Um boa sombra é fundamental para se estar com conforto na Praia, o mais comum é usarmos o clássico chapéu de sol, mas se formos mais de 3, existem outras soluções leves e com maior área de sombra como os toldo abrigo, (não encontrei nenhum nacional) que podem demorar mais 5 minutos a montar, mas compensam claramente na extensão da sombra. A cadeira claro que é opcional, no entanto a escolher uma, deverá ser, leve, resistente e fácil de transportar. Portuguesas apenas encontrei as clássicas feitas de lona.


Saco/ Mochila 

  É importante levar tudo o que queremos num bom saco ou mochila. Neste meu kit sugiro o saco grande da Futah, que é grande, lindo e espaçoso. Quando tenho que andar muito opto por uma mochila, também tenho uma mochila térmica que é muito prática para levar as delícias que queremos saborear fresquinhas na Praia. 

 

5FB0EA4F-D87B-4F0F-8712-2CEAFB80394E.jpeg

Bolsa e toalha - Futah

Produtos solares - Mindthetrash & Organii

Protector solar 

  Saber escolher o melhor protector solar é muito importante. Para as idas à praia devíamos evitar a exposição solar directa nas horas de maior calor, entre as 11h e as 16h. E também não devemos abusar do uso de protector (principalmente nas crianças) porque apesar de proteger, não deixam de ser substâncias que estamos a colocar no nosso organismo. Por isso todo o cuidado é pouco com os ingredientes que compõem os protectores, não só pela nossa pele e organismo, mas também pela contaminação dos mares, com especial interferência nos corais.
   É importante usar um factor mineral, não só porque é claramente mais saudável, como também actua de imediato (os protectores químicos devem ser colocados 30 minutos antes para fazerem efeito). Hoje em dia os protectores minerais já são muito mais fluídos e transparentes. As minhas sugestões vão para as opções da Mindthetrash, que têm zero plástico e embalagens lindas para reutilizar. Fiquei fã do Sol de Ibiza , é um creme ultra fluído transparente e que deixa a pele com um brilho especial. A amazinc tem também óptimas opções, todas com filtros minerais e sem substância
s nocivas. A outra opção é da minha loja favorita de cosmética orgânica, a Organii que tem uma gama muito completa de solares da Accorelle, que vai desde o último lançamento, de um protector com cor (na imagem), passando por um óleo para preparar o bronzeado, um protector de cabelo, até aos protectores para crianças. 


Complementos

  Para a praia é essencial levar sempre muita água, eu gosto de levar nas garrafas térmicas pois mantém a temperatura fresca.
  Para o próximo post vou deixar 5 receitas de snacks para levar para a praia, com sugestões de embalagens zero desperdício . Boa Praia! 

EBDCDDAA-871A-4E47-AE47-2CB4BE27C82C.jpeg

Garrafa, copo stojo, bolsa de frescos e wrap de sandes - Pegada Verde



Para estarem sempre a par das novidades, subscrevam a nossa newsletter.