Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Matcha - o chá milagroso que está na moda

04.10.19 | Madalena

bamboo-whisk-bowls-color-461428 (1).jpg

O nome pode soar estranho, mas uma coisa é certa: não há chá como este.

Originário do Japão, o chá matcha é um verdadeiro ex-líbris da alimentação: ajuda a emagrecer, queima gorduras, acelera o metabolismo, promove o relaxamento, reduz o colesterol, e muito mais.

No entanto, para entendermos por que é que faz tão bem é necessário, primeiro, sabermos mais sobre ele.

 

O QUE É ESTE CHÁ?

O chá matcha é extraído da mesma planta que dá origem aos chás verdes, preto e branco: a Camellia Sinensis. A grande diferença é que para fazer o matcha são utilizadas as folhas mais novas, que são cultivadas à sombra.

Por não ficar tanto tempo em exposição solar, o matcha acaba por concentrar ainda mais os seus nutrientes.

Além disso, durante o processo de produção, as folhas são lentamente trituradas, até ficarem em pó. Esse processo de produção delicado é o grande segredo por detrás do matcha, e explica por que é que este chá é tão bom para a saúde.

alice-pasqual-u_8m7fCJQmw-unsplash.jpg

 

BENEFÍCIOS

Os principais benefícios para a saúde do consumo de chá matcha são:

  1. Ajuda a emagrecer
  2. É antioxidante
  3. Reduz o colesterol
  4. Ajuda a relaxar
 

1. Ajuda a emagrecer

O chá matcha possui um efeito termogênico bastante significativo, o que significa que ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de calorias. Além disso, o matcha contém uma substância chamada L-teanina, que ajuda a dissolver a gordura. Quando consumido paralelamente à prática de actividades físicas, o chá aumenta em até 25% a queima de calorias.

2. É antioxidante

O matcha contém mais antioxidantes do que o chá verde, e também que os goji berries, e contém 70 vezes mais antioxidantes do que um sumo de laranja. Tal caracteristica é importante para evitar a acção dos radicais livres no organismo, que degeneram as células mais rapidamente. Por esse motivo, o chá matcha pode ser importante na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de uma série de doenças, como o cancro.

3. Reduz o colesterol

Pelas suas propriedades e alta concentração de fibras, o chá matcha pode ajudar a diminuir o mau colestrol (LDL) , minimizando assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda a relaxar

A L-teanina presente no matcha actua também no sistema nervoso, e ajuda a promover a sensação de bem-estar e relaxamento.

ONDE ENCONTRAR

O matcha pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais, é vendido em pó e pode ser utilizado, não somente como chá, mas também como ingrediente de saladas, cozidos, etc.

COMO PREPARAR E CONSUMIR O CHÁ MATCHA

Para utilizá-lo como chá, basta ferver um pouco de água (não deve ferver mesmo, apenas começar a formar as primeiras bolhas). Separadamente, coloque o pó do matcha num recipiente e despeje a água quente, mexendo para diluir o chá.

Também se pode simplesmente dissolver em água fria e beber.

Não é necessário mas, se preferir, adoce-o com mel.

Brevemente deixarei aqui algumas receitas deliciosas de bebidas à base deste chá.

Espero que gostem e, já sabem, se quiserem estar a par das nossas novidades, não se esqueçam de subscrever a nossa newsletter. 

 

 

Fonte: GreenMe

 

 

1 comentário

Comentar post