Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Repelente de Mosquitos - DIY

31.07.19 | Madalena

zuca2-6368.jpg

Adoro tudo o que tem a ver com o Verão, menos uma coisa, as picadas de melgas. Não tenho nada contra estes bichos, mas era escusado gostarem tanto de mim. Sou sempre atacada, é de loucos! Tenho de estar sempre preparada, porque se não quem fica um bicho sou eu e passo as férias a coçar-me.

Acho os repelentes que se vendem nas farmácias muito agressivos, por isso, faço os meus próprios que resultam muito bem e uso em toda a família.

Utilizo ingredientes que tenho sempre em casa, por isso, escusado será dizer que fica muito mais barato.

Basicamente, é só preciso termos alguns óleos essenciais à mão e o resto temos de certeza na nossa cozinha. Eu uso óleos essenciais para tudo, por isso tenho vários em casa, mas tentei escolher 3 receitas com óleos fáceis de encontrar e que têm várias finalidades, para depois não ficarem o resto do ano sem ser utilizados e a ocupar espaço.

 

Receita #1 - Óleo de coco,  hortelã pimenta e Tea Tree

IMG_2377-1.JPG

- 20 gotas de óleo de hortelã pimenta ou Tea Tree ( ou 10 de cada)

-  6 colheres de sopa de óleo de coco

Misturar as duas coisas ( é melhor derreter o óleo de coco para se misturar melhor com os óleos essenciais) e guardar num frasco. Espalhar na pele 2 ou 3 vezes antes de sair à rua.

O óleo de hortelã pimenta é um dos óleos que funciona muito bem para afastar os mosquitos e combinado com óleo de coco ainda se torna um repelente mais potente. Contém substâncias como limoneno e mentol que mantêm os mosquitos bem longe e o óleo de coco contém ácidos gordos não saturados e é hidratante, o que faz com que seja mais lenta a evaporação do óleo de hortelã pimenta. 

O Tea Tree (óleo de malaleuca) é usado para inúmeras finalidades medicinais devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e é usado para aliviar e evitar picadas de mosquito. O seu forte aroma também é outra das razões pelas quais os mosquitos não se chegam perto.

Muitas vezes em caso de SOS pego num spray com água e deito lá para dentro várias gotas óleo de malaleuca (que tenho sempre comigo) e já está. Também é eficaz para não sermos todos picados, não é é tão hidratante como o óleo de coco. 

 

Receita #2 - Vinagre de cidra e óleos essenciais

zuca-6337 (1).jpg

- 50 ml de vinagre de cidra

- 50 ml de água

- 40 gotas de óleos essenciais ( cravinho/ citronela/eucalipto/hortelã pimenta)

Misturar a água e o vinagre em proporções iguais, acrescentar os óleos essenciais a gosto e colocar numa garrafa em spray. 

O vinagre de cidra é uma excelente base para diluir óleos essenciais, aumentando a sua capacidade para afastar os mosquitos. É uma excelente opção para quem não gosta de sentir a oleosidade causada pela maior parte dos óleos base onde normalmente se diluem os óleos essenciais.

O vinagre de cidra também cria uma certa acidez na superfície da pele, o que também contribui para afastar os mosquitos.

 

Receita #3 - Álcool, Citronela e Canela

aroma-cinnamon-cinnamon-powder-47046.jpg

-  10 ml de álcool

- 90 ml de água

- 40 gotas de óleo essencial de citronela ou de canela (ou 20 gotas de cada)

Misturar o álcool e a água num frasco ( eu uso sempre em spray), adicionar os óleos essenciais. Colocar no corpo 2 ou 3 vezes antes de ir para a rua.

O óleo de citronela é obtido através das folhas da erva-príncipe. Contém muitas substancias como geraniol, citronelol e citronelal, substâncias responsáveis por exalar o forte perfume e afastar os mosquitos.

Os fortes componentes da canela fazem com que seja o repelente natural mais usado no mundo, por isso a combinação estes dois óleos fazem um repelente muito eficaz.

Espero que gostem destas receitas e que vos ajudem a ter umas férias mais descansadas!

presley-roozenburg-gklfv5avr4c-unsplash (1).jpg

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post