Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Vai Acontecer... Outubro

01.10.19 | Madalena

Vai Acontecer...

É a nossa rubrica de sugestões positivas e inspiradoras para fazer em cada mês. 

 

Outubro

Feiras, Mercados e Festivais

ORGANII Eco Market 2019

 

ecomarket.jpg

O Eco Market está de volta a Marvila com a sua 4ª edição onde podemos encontrar 100 marcas bio e eco, opções de alimentação saudável, palestras, showcookings, actividades para famílias, conversas de mamãs e muito mais.

Mais do que um mercado, um espaço de partilha Bio, Eco, Faire-trade e Cruelty free.
26 - 27 OUT 2018 Vários horários
Armazém One 16 - Marvila, Lisboa

 

Mercado Dos Mercados

791692-491912ba48a11e497ec045d437501759-r.jpg

A Câmara Municipal de Lisboa é parceira, desde 2017, do evento Mercado dos Mercados, organizado pela Associação de Comerciantes dos Mercados de Lisboa (ACML), que tem como objectivo a promoção dos Mercados de Lisboa.

A 5ª edição desta iniciativa decorre entre os dias 16 e 20 de Outubro na Praça D. Pedro IV (Rossio).

O Mercado do Mercados traz à rua os mercados municipais, promovendo o ambiente e vivência dos bairros de Lisboa, e conta com a presença de cerca de 30 stands de comerciantes dos mercados municipais, que trazem como mais-valia a experiência e produtos de qualidade que comercializam.

O grande objectivo é levar os mercados até aos lisboetas, dando-lhes mais visibilidade e fomentando o interesse em frequentar estes espaços, indo ao encontro dos novos hábitos de consumo e posicionando-os, cada vez mais, no centro da vida económica, social e cultural da cidade.

Programa:

Animação todos os dias do evento;

Participação de vários artistas de rua;

Participação do grupo de precursão “Os Bambolinos”;

Atuação do D’J Pedro Diaz;

Workshops de “Comida do Mercado” com a presença de Chefs convidados;

Comemoração do dia mundial da alimentação e do pão.

 

Praça D. Pedro IV (Rossio)

16 a 20 de outubro, das 10h às 22h

Mais informações, aqui.

 

Greenfest

8dbc28ad-3d88-42a0-ae8a-f460d2aa1b3b.jpg

O maior festival de sustentabilidade do país ruma a sul para uma edição especial, de 17 a 20 de Outubro, numa nova casa, o Campus da Universidade Nova SBE de Carcavelos.

GREENFEST, é o maior Movimento de sustentabilidade do país onde se celebra o que de melhor se faz nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural. Uma plataforma de partilha de ideias e experiências, abordando as tendências actuais e contribuindo para uma maior visibilidade de projectos e iniciativas de empresas, instituições e cidadãos que se preocupam com o futuro. 

Um evento para toda a família e transversal à sociedade.

Mais informações, aqui.

 

Bairro Metropolitan

Bairro-Metropolitan-créditos-Rita-Ravasco-e1568731901857.jpg

Durante quatro dias, atraca no Terminal de Cruzeiros de Lisboa um bairro atípico, composto por um cenário evocativo e inspirado na magia, no mistério e no circo, que proporciona uma viagem ao mundo do fantástico. Bairro Metropolitan é um projeto pop up que pretende ser uma experiência imersiva, com diferentes manifestações artísticas, musicais, gastronómicas de lazer. Este evento, de entrada gratuita, conta com a intervenção de Vanessa Teodoro, Maria Imaginário, Catarina Glam e Rita Ravasco, artistas musicais e do universo circense, e ainda Miss Suzie como directora artística de quatro performances. Lisboa será a primeira cidade portuguesa a receber este bairro, formado por vários espaços pop up instalados em contentores marítimos reutilizados e numa tenda tensionada que dão origem a avenidas e ruas temáticas, como a Metropolitan Art Street, Wine Garden, Food Corner, Pink Street, Barber Street. Para além da sua natureza cultural, o evento encerra uma componente ligada à sustentabilidade e preservação da natureza, dedicando uma das suas avenidas à consciencialização para a extinção do Lince Ibérico.

3 outubro a 6 outubro 2019
vários horários
Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Mais informações, aqui.

 

Art & Flea Market 

7468C072-BDE9-48CA-ACF8-68C0A91CD700.jpeg

No primeiro fim-de-semana do mês realiza-se o mercado mais alternativo dos Anjos onde podemos encontrar mais de uma centena de bancas com produtos artesanais, moda vintage, decoração, roupas em segunda mão e acessórios.

Local: Anjos70

5 de Outubro, às 11h00

Mais informações, aqui.

Workshops 

Workshops Organii

Captura de ecrã 2019-09-30, às 20.38.11.png

 

 

Lixo Zero:  Aprender a fazer detergentes ecológicos

Descrição e conteúdos:

- Breve abordagem sobre o impacto no planeta do nosso estilo de vida e dos produtos de limpeza que usamos;

- Que soluções? O que é o estilo de vida Desperdício Zero? Será que conseguimos viver sem fazer lixo? Como podemos reduzir a quantidade de químicos nocivos que utilizamos?

- Partilha de estratégias simples que podemos utilizar no nosso dia-a-dia para reduzir o lixo que produzimos;

- Partilha de receitas de detergentes que podemos fazer em casa. O detergente para a roupa será feito pelos participantes durante o workshop.

Local: Workshops & Company
R. Paio Peres Correia loja 2C, 1900-191 Lisboa

Horário: Das 10:30 às 13:00 h.

Inscrição: anagoslowly@gmail.com

Preço: 25:00 euros/participante.

Mais informações, aqui.

 

Cinema

Festa do Cinema Francês - 20.ª edição

blanche.jpg

A Festa do Cinema Francês faz 20 anos e para comemorar esta data estão previstas mais de 74 sessões de cinema, em Lisboa. Um programa que olha para o futuro do cinema francês, mas que relembra também um passado marcante.

Neste sentido a programação inclui uma homenagem a Agnès Varda, em colaboração com a Cinemateca, que revisita algumas das suas obras mais importantes. Em antestreia é exibido Varda pour Agnès, documentário sobre a cineasta, realizado pela própria. O filme é apresentado pela filha, Rosalie Varda.

 

LISBOA 3-13 OUT

Programação completa, aqui.

Contra-Tempo - Ciclo de cinema

The Set-Up, 1949.png

Explorando a diversidade do cinema e a capacidade que este tem para manipular a percepção do público, o ciclo de cinema Contra-Tempo, apresenta um programa dedicado às múltiplas maneiras de filmar o tempo. O ciclo inclui a exibição e discussão de cinco obras que usam técnicas variadas para visualizar a passagem do tempo, desde histórias em que a acção dura o mesmo que o filme, até narrativas contadas fora de ordem recorrendo a elipses, flashbacks, câmara lenta, montagens imaginativas e todo o tipo de distorções.

Programa:

3 outubro
The Set-Up
De Robert Wise, 1949

10 outubro
Cléo de 5 à 7
De Agnès Varda, 1962

17 outubro
Jackie Brown
De Quentin Tarantino, 1997

24 outubro
Donnie Darko
De Richard Kelly, 2001

31 outubro
O Espelho
De Andrei Tarkovsky, 1975

 
3 outubro a 31 outubro 2019
qui: 21h
Biblioteca Orlando Ribeiro/Fonoteca
Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146

 

Teatro

Todas As Coisas Maravilhosas

21319326_uYzle.jpg

Um espectáculo onde Ivo Canelas convida o público a participar, abordando de forma emocionante e com humor temas como a depressão, as crises existenciais, a família e o amor.

Neste hino à vida, uma criança vai escrevendo uma lista de razões para viver, com o intuito de tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão.

Um monólogo escrito por Duncan Macmillan, estreado com enorme sucesso no Fringe Festival e levado à cena em diversos países. Uma peça que nos recorda a importância de reconhecermos, e nos deslumbrarmos com, as coisas que nos rodeiam.

TIME OUT MARKET
Av. 24 de Julho, 49
 

O espectáculo realiza-se diariamente, excepto sábado, 12 de Outubro.

 

TRUC- Oficina de teatro e dança

img_5307.png

“Truc” significa “coisa” em francês. Em português, “coisa” é um termo que se usa quando se quer nomear algo que não se sabe descrever, o que acontece muitas vezes quando se quer falar ou descrever emoções.

Nestas oficinas, que são preparatórias para o espectáculo que estreará em Fevereiro, tal como nesse trabalho final, Inês Jacques e Rita Calçada Bastos trabalham sobre este “tema-coisa”: as emoções e as sensações. Em torno desta temática, são propostos exercícios de movimento, escrita ou desenho, em grupo, em pares ou individualmente.

Oficina para alunos:
2 outubro, quarta, 10h30 e 14h30

Oficina para professores:
3 outubro, quinta, 17h às 19h

São Luiz Teatro Municipal
2 outubro a 3 outubro 2019
qua: 10h30 e 14h30 (alunos); qui: 17h às 19h (professores)
São Luiz Teatro Municipal

 

 

 

Estas são as nossas sugestões para Outubro, se tiverem sugestões para Novembro

que queiram divulgar, enviem-nos para imetgodshesgreen@gmail.com.

Para estarem sempre a par das nossas novidades subscrevam a nossa newsletter.