Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

I Met God she’s Green

Um blog de Joana Seixas e Brandão, sobre tudo o que podemos fazer para tornar as nossas vidas mais sustentáveis e mais felizes!

I Met God she’s Green

Viagens #1 Formentera Azul turquesa

24.07.19 | Joana

   Fazer uma viagem é ter a oportunidade de desligar, de ir à descoberta do desconhecido e de voltar diferente, conhecer outros povos e outras culturas é sempre transformador e faz-nos reflectir sobre a nossa maneira de estar na vida. É também uma oportunidade valiosa para relaxar e trazer boas histórias para contar.

    Formentera é a minha primeira escolha para esta série de partilhas sobre viagens, é uma das ilhas Baleares de Espanha, porventura umas das mais bonitas, pelo menos foi o que achei depois de já as ter visitado todas. 

 

8AFB21F6-3603-447F-9CAE-9FCA5D0D7DC0.jpeg

Praia de ses illetes

Quando ir: 

De Maio a Outubro, no entanto nesta altura do ano tem mesmo muita gente, por isso, a 2a quinzena de Julho e Agosto não seriam a minha primeira escolha, mas é assim por todo lado e para muitos de nós não restam muitas alternativas. Maio já tem boas temperaturas, mas as noites são frescas, assim como Outubro. Se bem que as previsões metereológicas actualmente estão cada vez mais imprevisíveis. 

 

O que deves saber antes de ir:

Formentera é uma ilha com preços bastante altos. É uma ilha pequena mas será sempre mais prático se levares ou alugares um carro, mota ou bicicleta. É uma ilha relativamente plana, tem algumas ciclovias nas estradas principais por isso é relativamente fácil deslocares-te de bicicleta, o que torna possível fazer umas férias mais “verdes”. 

 

AE31636B-AF0C-4623-9D6D-670F1CAF94C7.jpeg

Praia de ses illetes

Como ir:

A maneira mais rápida, será ir de avião até Ibiza e depois de barco até Formentera. Mas podes considerar a hipótese de ir de carro até Valência e apanhar um barco que demora cerca de 2 horas até Formentera. Senão, como é uma ilha pequena, podes alugar um carro pequeno e/ou de categoria mais baixa, pois não há grandes distâncias para percorrer. Também é possível alugar uma bicicleta e como é uma ilha parcialmente plana é relativamente fácil ir para todo lado.

 

Onde ficar: 

Existem algumas opções de hóteis, no entanto a minha escolha e a que sairá mais em conta será alugar uma casa, assim podes equilibrar entre algumas refeições em casa e algumas idas a Restaurantes. Em geral os hotéis e os Restaurantes são bastante caros por isso compensa sempre ter uma cozinha por perto, principalmente com crianças. Para casas podes procurar algumas opções no Airbnb ou em Yourformentera. Convém fazê-lo com alguma antecedência. A opção mais em conta é partilhar casa com amigos.

 

304A2D7F-D764-449F-9C44-0DBB7968A593.jpeg

Mapa  de Formentera

Onde ir, as melhores praias, mercados e zonas para visitar: 

Em Formentera é tudo relativamente perto, mas nem sempre é fácil chegar aos melhores sítios, por isso convém algum planeamento. Fiz este mapa, onde identifico as melhores zonas e praias e os Mercados com as datas que vale a pena visitar.

A Praia mais bonita é sem dúvida a des ses illetes (na primeira fotografia), a paisagem é arrebatadora e a água é, para além de transparente, de um turquesa único. Mas infelizmente é também a praia mais concorrida, o parque de estacionamento tem lugares limitados, por isso há muita gente a optar pela bicicleta. Todos os restaurantes são caríssimos e estão muito cheios, por isso decidimos fazer um almoço pic-nic e procurámos as zonas mais calmas para passear. 

No entanto como podem ver no mapa, existem mais alternativas de praias e o mais interessante, é que são todas diferentes mas especiais. A zona da praia de Mijorn, talvez seja a mais calma, as praias são pequenas e rochosas mas cheias de recantos acolhedores.

A terrra mais interessante é San Francesc, na altura em que estivemos lá (Maio/Junho), houve sempre concertos e pequenas actividades à noite e tem lojas muito interessantes. Em San Ferran e Pilar de la Mola, há dois dos melhores mercados da ilha, as datas estão no mapa.

 

CACC8BDD-483F-4E36-9FD9-5D42F204037D.jpeg

Mijorn

Onde comer: 

Os bons Restaurantes em Formentera não são baratos, no entanto a cidade com mais opções será San Francesc, sem dúvida, tem um óptimo ambiente. Deixo-vos duas sugestões fora de San Francesc: 

Pujols - Integral  - É um Restaurante vegetariano biológico, com muitas opções desde o pequeno-almoço ao jantar, nós almoçámos e adorámos, a ementa é mesmo muito boa, com boas escolhas para crianças. Para mim, foi a melhor refeição na ilha. 

San Ferran de des Roques - La Marriterranea - Aqui comemos uma das melhores Paelhas de sempre, (eu não sou particularmente fã de Paelha mas esta estava  muito boa) a Paelha Valenciana tem essa fama e aqui é excepcional. 

 

AB6012BE-0E7D-4206-9F57-D53F09130E1F.jpeg

La Marriterranea

O que levar: 

A roupa deve ser leve e muito prática. À noite a temperatura desce bastante por isso convém contar com alguma roupa quente. Também durante o dia há zonas com muito vento. Uma boa toalha ou manta de praia. Garrafa de Água térmica, vale a pena levares Sacos de Pano para compras, pois há duas mercearias biológica em San Francesc e bons Mercados na ilha. 

 

117DCE30-E759-40EE-9DCF-3F732DBFFF7F.jpeg

Formentera é uma ilha que revela algumas preocupações ecológicas, para um planeamento mais sustentável espreitem este site.

Deixem os vossos comentários e/ou perguntas. Para estarem sempre a par das nossas sugestões, subscrevam a nossa newsletter.

Boas viagens ;)  

 

 

5 comentários

Comentar post